segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Prof. Victor Hugo

A educação Física é uma disciplina que trata, na escola, de uma área do conhecimento, que pode ser denominada de cultura corporal. As formas ou atividades podem ser: esporte, ginástica, dança ou outras, que constituirão seu conteúdo.
O jogo é uma invenção do homem, um ato em que sua intencionalidade e curiosidade resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente.
O esporte como prática social que institucionaliza temas lúdicos da cultura corporal, se projeta na dimensão complexa de fenômeno que envolve códigos, sentidos e significados da sociedade que o cria e pratica.
O futebol pode ser visto sob os seguintes aspectos:
* enquanto jogo com suas normas;
* enquanto espetáculo esportivo;
* enquanto mercado de trabalho;
* enquanto jogo popularmente praticado;
* enquanto fenômeno cultural que inebria milhões e milhões de pessoas em todo mundo e em especial no Brasil.
O atletismo inclui as práticas de correr, saltar e arremessar ou lançar. Os significados e seus fundamentos encontram-se na solução que deve ser dada ao problema de se maximizar a velocidade (correr), desprende-se da ação da gravidade (saltar) jogar distante (arremessar).
O voleibol tem por objetivo evitar que a bola caia no próprio campo de jogo, fazendo-a cair no campo do adversário por cima da rede. Os fundamentos são: saque, manchete (recepção), toque (levantamento), cortada (ataque) e bloqueio.
O basquetebol tem por objetivo atingir a cesta, que é defendido pelo adversário, utilizando somente as mãos para manejá-la. Os fundamentos são: passe, recepção, drible e arremesso.
A capoeira encerra em seus movimentos a luta de emancipação do negro do Brasil escravocrata. Em seu conjunto de gestos e fundamentos a capoeira expressa de forma explícita, a "voz" do oprimido na sua relação com o opressor.
A ginástica se entende com uma forma particular de exercitação onde, com ou sem uso de aparelhos, abre-se a possibilidade de atividades que provocam valiosas experiências corporais, enriquecedora da cultura corporal das crianças, em particular do homem em geral. Os fundamentos são: saltar, equilibrar, rolar ou girar, trepar e balançar ou embalar. Em nível de desporto de rendimento temos a ginástica artística e ginástica rítmica.
A dança pode ser considerada como uma linguagem social que permite a transmissão de sentimentos, emoções da afetividade vivida na esfera da religiosidade, do trabalho, dos costumes, hábitos, da saúde, da guerra e etc.

TODOS OS ESPORTES DEVEM SER ADAPTADOS ÀS CARACTERÍSTICAS E AS NECESSIDADE DE CADA FAIXA ETÁRIA.

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